quinta-feira, 11 de junho de 2009

MATEMÁTICA: Um bicho de sete cabeças?

A maioria das pessoas, quando indagadas sobre qual a disciplina mais difícil que tivemos de estudar, responderá prontamente: matemática! E, em não poucos casos, a resposta vem acompanhada por observações ou comentários nada favoráveis: Não sei para que aquelas aulas, não me serviram para nada.... Realmente, várias vezes deparei com alunos inseguros, inconformados por ter de estudar conteúdos tão difíceis.

Talvez a falha esteja lá na base, momento em que mais do que regras ou cálculos, devemos ensinar aos pequenos não só a utilidade, mas também a beleza e o potencial desse extraordinário conhecimento.

Talvez Schelbach tenha exagerado um pouco ao afirmar que “quem não conhece a matemática morre sem conhecer a verdade científica”, mas o certo é que vivemos imersos no pensamento matemático, fundamento de muitas outras ciências: no desenho do arquiteto e no projeto do engenheiro está a geometria; no raciocínio do físico e no cálculo do estatístico está a fórmula matemática. Mas o pensamento matemático encontra-se igualmente na estrutura da argumentação oral ou escrita, a qual se baseia em pressupostos lógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário